Artigos

13/03/2020 11:57

Diferença entre Empréstimo Consignado e Empréstimo com garantia

Com a dificuldade de arcar com todas as despesas mensais, os consumidores estão se vendo obrigados a procurar as instituições financeiras com o intuito de adquirir crédito e se deparam com diversas modalidades de operações, de percentuais de juros absurdamente diferentes um do outro e com isso gera a dúvida sobre qual delas contratar.

Diante disso, é necessário entender acerca da distinção entre empréstimo consignado e Empréstimo com garantia. O primeiro trata-se de modalidade em que funcionários públicos, aposentados, beneficiários do INSS e funcionários com vínculo empregatício de empresa privada, tem a opção de adquirir um valor, com percentuais de juros menores que as outras modalidades oferecidas, em parcelas que vem descontado diretamente do salário.

Nesse tipo de operação, não ocorre a inadimplência e por isso, é bem mais interessante para os bancos que podem fornecer taxas inferiores de juros e em prazo maior, já que tem  garantia do rendimento fixo.

Quanto ao empréstimo com garantia, ao solicitar um valor a ser disponibilizado pela instituição financeira, o consumidor irá realizar a transferência de um bem seu, móvel ou imóvel, como caução pelo pagamento. Aqui, caso ocorra a inadimplência, o bem dado em garantia será leiloado pelo banco titular do montante.

Esse último empréstimo pode ser contratado por qualquer pessoa maior e capaz, que não esteja com o nome negativado, e que tenha, pelo menos, um bem quitado em seu nome para dar em garantia.

O percentual de juros cobrados no empréstimo com garantia é pouco maior do que o ofertado no consignado, mas nada comparado com as outras operações de crédito.

Para descobrir qual a melhor modalidade de crédito a ser contratada, é interessante que o consumidor analise qual delas se encaixa à sua necessidade no momento, já que para cada situação, existe uma opção adequada a cada realidade.

 

 

 

Compartilhe:


VOLTAR

Compartilhe no WhatsApp

NEWSLETTER